Psicopedagogia
Drª Ana Margarida Cardoso
Segunda-feira
(outro horário a combinar)
Intervenção Psicopedagógica
A pessoa vive, incessantemente, na procura de um equilíbrio pessoal que, por motivos exclusivos cada um terá de descobrir, e lhe proporcione a satisfação das suas necessidades.

Contudo, e por razões que muitas vezes desconhecemos, ou que nos são difíceis de aceitar, sozinhos nem sempre conseguimos reencontrar esse equilíbrio.

Daí que seja fundamental existir uma disponibilidade pessoal para que, através de uma compreensão/aprendizagem plena, a pessoa se sinta melhor preparada para lidar com as suas dificuldades.

O que é?
A Psicopedagogia é uma ciência que assenta numa perspetiva inovadora e atual e que tem trazido contribuições importantes através das abordagens e das formas de atuação específicas que utiliza.
A intervenção psicopedagógica permite que cada pessoa seja um elemento ativo ao longo do processo terapêutico, procurando ir ao encontro das suas necessidades.

A Psicopedagogia utiliza o método pedagógico aplicado à saúde, possibilitando que cada pessoa se sinta melhor preparada para lidar com os seus problemas.

A mais valia desta intervenção é que representa uma abordagem direcionada para a compreensão das principais dificuldades da pessoa, possibilitando a aquisição de competências e o desenvolvimento de potencialidades.

Quais os objectivos?
A Intervenção Psicopedagógica é uma intervenção específica que tem como objetivo principal promover a saúde de modo a criar condições para que a pessoa consiga lidar com os seus problemas, autonomizando-se e preparando-se para desafios futuros, aumentando assim a sua qualidade de vida.

De uma forma global, permite responder às necessidades atuais da pessoa, procurando minimizar o impacto da incapacidade/problema/doença.

Este tipo de intervenção é também recomendável quando a pessoa regista dificuldade para lidar e/ou reconhecer alguma situação.

Objetivos específicos
- Facilitar a compreensão acerca de determinada realidade;
- Desenvolver ou reabilitar competências e aptidões novas que se encontrem diminuídas;
- Favorecer o desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados de acordo com cada contexto (pessoal, familiar e social);
- Transmitir conhecimentos, de acordo com uma abordagem pedagógica, que possibilitem ir ao encontro das principais dúvidas relacionadas com determinada situação;
- Ajudar a pessoa na definição de um projeto de vida adequado às suas necessidades;
- Desenvolver estratégias facilitativas que permitam com que cada pessoa consiga lidar e compreender melhor aquilo que se passa consigo;
- Fomentar a necessidade de responsabilidade pessoal;
- Prevenir recaídas;
- Reduzir sentimentos de dor e culpa;
- Desenvolver formas de comunicação facilitadas;
- Treino de competências sociais e cognitivas;
- Habilitar as pessoas a aumentar o controlo sobre a sua saúde e a melhorá-la.


A quem se destina
Este tipo de intervenção destina-se a pessoas que necessitam, e estão disponíveis, para compreender melhor determinada realidade (patológica ou não) como forma de diminuir o sofrimento e aumentar a saúde (mental).

Esta intervenção pode ser realizada em pessoas que pretendam desenvolver uma compreensão interna acerca de si mesmas, ou que estejam a passar por uma situação problemática e/ou de doença. É também dirigida aos respetivos familiares.

Formas de atuação
É efetuada uma avaliação inicial para que o tipo de abordagem seja a adequada às necessidades da pessoa.

De acordo com essa avaliação é definido um Plano de Tratamento.

A intervenção psicopedagógica disponibiliza programas psicopedagógicos individuais para adolescentes, adultos e pessoas idosas.


CLÍNICA DA FAMÍLIA
Travessa do Bonfim, nº 32
Setúbal - Portugal
Telf.: 265 534 507
Telm.: 969 726 693
geral@clinicadafamilia.pt

Dir. Clínica: Drª Raquel Merca


LiveZilla Live Help



DIAS ÚTEIS
8h00 às 21h00
SÁBADOS
8h00 às 13h30
ENCERRA AOS DOMINGOS E FERIADOS
Visitante n°
Share  |  Twitter Facebook Myspace Linkedin Blogger Email
Adicionar aos favoritos :
 
Desenvolvido por: PC4DESIGN

Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios (RAL) de consumo. Os nomes e contactos das RAL disponíveis e outras informações podem ser consultados no Portal do Consumidor www.consumidor.pt, ou através do telefone 707 788 787.
A Clinica da Família® não se encontra vinculada a qualquer RAL.